VIDRARIA ARTESANAL E OUTRAS CRIAÇÕES


20.8.09

Fusing

(utilizei Bórax entre as lâminas de vidro para formar bolhas)
(utilizei papael alúminio entre as duas lâminas de vidro)

A técnica do fusing foi descoberta há mais de 1500 anos a.c. na fabricação de objetos de vidro.O fusing (vidro fundido ou glass fusing) consiste em juntar pedaços de vidro em sobreposições, colocando-os no forno, elevando-se a temperatura acima dos 800ºC até o ponto de fusão para formar uma só peça.Utilizando-se um molde, os vidros sobrepostos transformam-se em um objeto moldado, " slumping ". Essa técnica de trabalho com o vidro fundido ( Glass Fusing ) e uso de moldes é utilizada para dar forma, relevo, ou uma textura a um vidro plano. Antes de fundir essas placas de vidro, é possível com criatividade desenhar, inserir metais, cores, bolhas... transformando-as em peças originais e exclusivas.
Fusão de vidro não é uma ciência exata e isso significa que o inesperado acontece frequentemente criando-se muitas vezes peças acidentalmente lindas sendo impossível reproduzi-las.

5 comentários:

  1. olá, minha sogra faz esculturas em ceramica como terapia, gostaria de saber onde consigo adquirir moldes para presentea-la começar a utilizar essa nova tecnica.
    adrikoerich@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. OI MARISA. SEUS TRABALHOS SÃO LINDOS, ME IDENTIFIQUEI CONTIGO NO GOSTO PELO FUSING, E TAREFAS COM A CASA, MARIDO, PASSARINHOS, ENFIM. GOSTARIA DE TROCAR IDÉIAS CONTIGO TAMBÉM, POIS ESTOU COMEÇANDO NESTA MARAVILHOSA TÉCNICA DO FUSING. ABRAÇOS. ESTELA estelaartes@gmail.com - RS

    ResponderExcluir
  3. bom dia
    gostaria de saber one posso encontrar molde para peças maiores como fruteiras , cubas outros
    obrigada

    ResponderExcluir
  4. ola amiga e chara amei vc e seus bons gosto como eu no artesanato quero assim como vc iniciar nesta arte . mais tive uma proposta de comprar o forno para esta fim mais não tenho ideia como começar, sera que é pedir demais amiga para que vc me enviar um vidio aula ., e o numero de sua conta para eu fazer o deposito realize meu sonho vc e a bença estou aguardado da maõs de DEUS pois preciso fazer alguma coisa linda assim e uma renda
    desde já agradeço i
    mensamente mariza

    ResponderExcluir
  5. ola amiga e chara amei vc e seus bons gosto como eu no artesanato quero assim como vc iniciar nesta arte . mais tive uma proposta de comprar o forno para esta fim mais não tenho ideia como começar, sera que é pedir demais amiga para que vc me enviar um vidio aula ., e o numero de sua conta para eu fazer o deposito realize meu sonho vc e a bença estou aguardado da maõs de DEUS pois preciso fazer alguma coisa linda assim e uma renda
    desde já agradeço i
    mensamente mariza

    marizamoncherry@hotmail.com

    ResponderExcluir